Envie um Whatsapp
Ligue Agora

Os procedimentos que visam dar uma aparência rejuvenescida para o corpo podem tratar as regiões separadamente, como a Abdominoplastia trata a região superior do abdômen.

Podendo ser indicada quando os resultados obtidos por meio de dietas e exercícios físicos não são satisfatórios, a Abdominoplastia é conhecida por sua eficácia em proporcionar uma aparência mais agradável para a barriga.

Como é Feita a Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é inicializada com uma incisão horizontal na linha entre o umbigo e o púbis, o tamanho da incisão dependerá da quantidade de pele a ser eliminada. Em seguida, é realizada uma segunda incisão ao redor do umbigo, dessa vez vertical.

Após o procedimento, serão colocados drenos de aspiração na região para que não ocorra junção de líquidos. A retirada desse dreno varia de paciente para paciente.

Como é a Recuperação da Abdominoplastia?

O pós-operatório da Abdominoplastia é relativamente confortável desde que o paciente siga todas as orientações minuciosamente.

O paciente deverá usar uma meia de compressão e cinta modeladora de 1 a 2 meses, o que será definido pelo médico. No início, o uso da cinta será fixo, o paciente não poderá tirar. Após certo período, poderá tirar para tomar banho e para algumas outras atividades.

No caso da meia, elas poderão ser retiradas quando o paciente retornar para as atividades de rotina. Todas essas informações serão esclarecidas pelo médico e aplicadas para o caso em específico.

Em até 8 dias: Por conta da cinta modeladora, o paciente não deve tomar banho de chuveiro. A higiene deve ser realizada com uma esponja e com o auxílio de um familiar. Neste período, é necessário dormir de barriga para cima.

Os pontos podem ser removidos a partir do 8º dia.

Em até 15 dias: O paciente deve continuar dormindo de barriga para cima,

A partir de 30 dias: O paciente pode retornar para sua rotina de exercícios físicos mais leves, baseados em caminhada e natação. A liberação para os mais pesados, como musculação e corridas, pode variar de paciente para paciente.

Quais são os Benefícios Funcionais da Abdominoplastia?

Foi realizado um estudo para conhecer os benefícios funcionais da Abdominoplastia em casos de dores nas costas e incontinência urinária, ambos após 2 ou 3 gestações. A técnica aplicada no estudo foi a Abdominoplastia com plicatura do músculo reto abdominal.

214 pacientes foram observadas. O estudo foi dividido em 3 períodos: pré-operatório, 06 semanas de pós e 06 meses de pós.

No pré-operatório 51% das pacientes sentiam-se incomodadas com as dores nas costas e 42,5% com a incontinência urinária.

Após 06 semanas, 8% ainda se queixava das dores nas costas e 1,6% da incontinência urinária.

06 meses depois, os 8% que ainda sentiam dores nas costas, caíram para 3,2%.

Outras técnicas do procedimento foram aplicadas e os resultados foram próximos.

Cirurgia do Abdômen e o Contorno Corporal

A arte envolvida na Abdominoplastia engloba a recuperação do contorno corporal, da autoestima e da qualidade de vida, desde que seja realizada por um profissional capacitado!

Pesquise bem, verifique se o médico escolhido é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tire todas as suas dúvidas: sua segurança em primeiro lugar!

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão de tema? Deixe seu comentário! 🙂

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica