Envie um Whatsapp
Ligue Agora

Ao mesmo tempo que muitas mulheres querem aumentar o volume das mamas com próteses de silicones, outras estão em busca da redução das mamas. Não importa qual dos dois tipos de cirurgia você busca, ainda existem muitas dúvidas a respeito de ambas.

No conteúdo de hoje, vou responder as principais perguntas que assombram as mulheres e aproveitar para falar um pouco sobre a composição do silicone.

Prótese de silicone

Composição da prótese mamária
O conteúdo da prótese é o silicone, uma substância gelatinosa e coesiva, composta de silício, encontrado principalmente na areia, combinado com oxigênio, carbono e hidrogênio.
É um produto com alta segurança devido à sua consistência, por isso, caso haja ruptura da superfície da prótese, o gel de silicone não se dispersará. Esses implantes podem ser redondos ou anatômicos, com textura lisa ou texturizada, com perfis baixo, moderado ou alto.

Existe uma idade certa para realizar o implante de silicone?

A cirurgia pode ser realizada a partir do final do crescimento e desenvolvimento das mamas, que acontece por volta dos 17 ou 18 anos. Mulheres com filhos em fase de amamentação, devem aguardar pelo menos 6 meses após com fim da amamentação para agendar a cirurgia.

É possível ter rejeição da prótese de silicone?

A rejeição da prótese não acontece, mas podem ocorrer reações do organismo contra o implante. Em uma fase mais aguda, pode haver infecção, felizmente bastante rara, e ser necessária a retirada do implante. Normalmente o nosso organismo forma uma cápsula ao redor do implante e pode haver contratura, o que acarreta o endurecimento do implante, sendo necessário a troca do mesmo ou tratamento com medicamentos.

Depois de quanto tempo posso ver o resultado final da cirurgia?

Logo após a cirurgia, o aspecto da mama não irá corresponder ao resultado final. É preciso aguardar de 2 a 6 meses até o desaparecimento completo do inchaço para que a pele se acomode.

Redução de Mama

Em que casos a cirurgia de redução é indicada?
A cirurgia é indicada para mulheres com mamas muito grandes e desproporcionais, causando comprometimento postural, depressão nos ombros ou alergia na pele ocasionada pelo contato do suor nas dobras.
Ela também pode ser realizada em casos menos graves de flacidez nas mamas pós cirurgia de redução do estômago ou pós gravidez, com queda do mamilo (ptose mamaria).

Existe uma idade mínima para se submeter à redução de mama?

É ideal esperar até 4 anos depois da data da primeira menstruação, para garantir que as mamas se desenvolveram completamente.

Depois de quanto tempo posso ver o resultado final da cirurgia?

Após 6 meses, espera-se que 90% do edema já tenha sido reabsorvido, porém somente após 1 ano que será possível ver o resultado 100% final.

Espero ter esclarecido suas principais dúvidas sobre prótese mamária, deixe seu comentário sobre novos assuntos para falarmos por aqui (=

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica