Envie um Whatsapp
Ligue Agora

A ginecomastia é o aumento do tecido da mama em meninos ou homens, causada por um desequilíbrio dos hormônios estrogênio e testosterona. Essa condição pode afetar um ou ambos os seios, por vezes de forma irregular. Os recém-nascidos, os meninos passando pela puberdade e homens mais velhos podem desenvolver essa alteração como resultado de mudanças normais nos níveis hormonais, embora outras causas também existem.

Em geral, não é um problema grave, mas pode ser difícil de lidar com a doença. Homens e meninos com ginecomastia, por vezes, tem dor em seus seios e podem se sentir constrangidos. A condição pode ser transitória, mas se persistir, medicação ou cirurgia podem ajudar.

A operação consiste na retirada de glândula mamária e lipoaspiração do tecido gorduroso, quando necessário. Através de uma incisão ao longo da borda inferior da aréola, o excesso de tecido mamário é ressecado para deixar um contorno mais suave para a parede torácica.

Atualmente as técnicas para ressecção do excesso de pele têm sido aperfeiçoadas para o tratamento de pacientes com grandes perdas ponderais, nos quais se faz necessária, além da retirada das glândulas e do tecido gorduroso.

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica

Comments (6)

  1. Gilmar Santos
    24/03/2018

    Ola Dr.
    Fiz uma cirurgia de ginecomastia ja faz mais de 1 ano. Não tinha muito. Mas parece que levei um tiro, quando ergo o braço ficou um buraco. O médico disse que fica assim porque ele remove toda glândula para que não retorne.
    Ele falou que nem se eu tomar hormônio feminino volta.
    Gostaria De saber se tem como ela voltar e se esse buraco é normal?
    Grato

    • fsaito
      29/03/2018

      Resposta enviada por email (:

      • vinicius
        17/08/2018

        Boa noite Doutor, eu tenho a mesma duvida do Gilmar, obrigado!

        • fsaito
          09/10/2018

          Oi Vinicius,
          boa tarde e obrigado pelo contato.
          É muito difícil falarmos se é possível fazer algo sem a avaliação. As vezes podemos fazer uma lipoenxertia pra tentar melhorar essas irregularidades. o uso de hormonios não é recomendado!!!!
          Qq coisa por favor entre em contato!
          3088-9333

  2. André Barcellos
    09/10/2018

    Bom dia Dr.,

    Tenho a Ginecomastia bilateral, pelo tamanho só pode ser G3.

    Sou magro e com pouca gordura.

    Fiz uma cirurgia em Janeiro de 2018, 9 meses atualmente.

    Nesta cirurgia o médico não fez a remoção total da glândula, pois segundo ele este procedimento traz o risco do mamilo necrosar. Tiramos apenas o excesso e, o médico disse que não chegou a fazer lipo, pois não tinha nada de gordura.

    Hoje, ambas as glândulas voltaram a crescer, estão quase no tamanho original.

    Retornando ao médico, o mesmo me disse que se eu tirar a glândula irá ficar um buraco e corro o risco da necrose e, a outra sugestão é voltar a retirar o excesso, o que me faz acreditar que em 8 meses voltará a crescer novamente e terei de conviver com este circulo vicioso.

    Minha dúvida é:

    Existe esse risco de necrosar o mamilo ao retirar a glândula? Risco creio que sempre há em procedimentos cirúrgicos, mas é comum?

    E quanto ao “buraco” a lipo não pode auxiliar neste preenchimento?

    No caso de pouca gordura e dificuldade neste preenchimento? É possível preencher com “pele” de outro local do corpo?

    • fsaito
      09/10/2018

      Ola Andre, bom dia.
      é realmente preciso deixar alguma coisa de glandula para manter a vascularizaçao do mamilo, ou pode haver necrose.
      geralmente após a reseecção, a glandula não volta a crescer. talvez seja preciso pesquisar outras causas para esse crescimento da glandula.
      a lipo esta indicada nos casos de ginecomastia em que há gordura somente.
      É muito difícil falarmos se é possível fazer algo sem a avaliação. As vezes podemos fazer uma lipoenxertia pra tentar melhorar essas irregularidades.
      Qq coisa por favor entre em contato!
      3088-9333

Comments are closed.