Recentemente o FDA (Agência Reguladora Americana) liberou uma atualização em suas diretrizes relativas a uma doença rara, relacionada aos Implantes Mamários. Trata-se do Linfoma Anaplásico de Celulas Grandes Associado à Implantes Mamários (LACG-AIM, BIA-ALCL em ingles)
Mas há motivo para pânico?
Saiba um pouco mais sobre o assunto:
O que é o Linfoma Anaplásico de Celulas Grandes Associado à Implantes Mamários (LACG-AIM) ?
- O LACG-AIM é um tipo muito raro de câncer.
- Geralmente se apresenta com inchaço da mama (coleção líquida ou seroma), normalmente 3 a 14 anos após a operação de colocação do implante mamário.
- Menos comum, o LACG-AIM pode se apresentar como nódulo na mama ou nódulo na axila.
- Se notar algum destes problemas (inchaço ou nódulo), ou tiver quaisquer outras preocupações com os seus implantes, busque orientação do cirurgião plástico.
- A maioria dos casos de LACG-AIM é curável, e tem bom prognóstico com a cirurgia de retirada do implante e da cápsula que o envolve.
Qual é o risco?
Com base nos dados atuais, não é possível fornecer uma estimativa exata do risco. Porém, estima-se algo entre 1:1000 e 1:10000. Com base nos dados atualmente disponíveis, a maioria (95%) dos casos de LACG-AIM ocorrem entre 3 e 14 anos após o implante.
Os implantes devem ser removidos?
- Como LACG-AIM é raro, os especialistas não recomendam a remoção de implantes mamários para mulheres que não têm problemas com o implante.
- As recomendações do FDA para a cirurgia de aumento mamário permanecem exatamente as mesmas.
- Se estiver preocupada, discuta as suas opções com o seu médico.
Como é diagnosticado o Linfoma Anaplásico de Células Grandes Associado à Implantes Mamários?
- No caso de inchaço, aumento do tamanho, ou assimetrias muito grandes após 1 ano de colocação do implante, o médico deverá solicitar um exame de ultrassonografia das mamas para observar se há coleção de fluidos.
Se houver fluido, esse material deverá ser removido e enviado ao laboratório para análise. A maioria das coleções de fluidos não são LACG-AIM, mas o teste de laboratório será capaz de dizer com certeza. - As mamografias não são úteis para diagnosticar LACG-AIM.
Outras investigações, como Ressonância Magnética ou Tomografia podem ser solicitadas se a análise laboratorial do líquido confirmar o diagnóstico de LACG-AIM.
As mulheres com implantes devem ser rastreadas para LACG-AIM?
- Não existe nenhuma recomendação diferente do que é realizado habitualmente.
- Se notar inchaço, edema ou nódulos em uma ou ambas as mamas, procure aconselhamento médico.
Algumas mulheres apresentam risco maior de LACG-AIM do que outras?
- O LACG-AIM pode se desenvolver independente de o implante ter sido inserido por razões estéticas ou nos casos de reconstrução da mama após o câncer de mama.
- O LACG-AIM pode ocorrer com implantes preenchidos com soro fisiológico e gel de silicone.
- O LACG-AIM pode ocorrer com implantes lisos ou texturizados.
- O LACG-AIM pode ocorrer com implantes de qualquer marca ou fabricante.
Qual é o prognóstico e tratamento do LACG-AIM associado ao implante mamário?
- A maioria dos casos é curada pela remoção do implante e da cápsula em torno do implante.
- Nos casos onde há a presença de nódulos o tratamento pode envolver quimioterapia ou radioterapia.
- O tratamento do LACG-AIM é multidisciplinar, e os os pacientes devem ser encaminhados para a avaliação de um cirurgião plástico experiente com implantes mamários e acompanhamento com hematologista especializado em linfoma, para avaliação inicial e seguimento.