Envie um Whatsapp
Ligue Agora

O nome mentoplastia vem da área facial em que a cirurgia é feita: o mento, o termo mais popular para o procedimento é cirurgia do queixo ou correção do queixo e pode ser feita para tratar diferentes situações em que o queixo não acompanha a forma simétrica da face.
Existem outros nomes associados à mentoplastia, termos como Genioplastia, Contorno Cervical.

Mas afinal, o que é a Mentoplastia?

A cirurgia plástica no queixo, assim como outros procedimentos faciais, tem como objetivo buscar a harmonização facial por meio de intervenção cirúrgica. Existem diferentes situações em que o paciente se sente incomodado com o queixo, assim como existem diferentes tipos de mentoplastia. Dentre a Mentoplastia de Aumento e a Mentoplastia Redutora existem muitas diferenças, que veremos nos próximos tópicos.

Mentoplastia Redutora

Quando o paciente se sente incomodado com a projeção do queixo com relação ao restante da face, resumindo em termos mais amigáveis é quando o “queixo está para frente”, causando uma desarmonização facial e a sensação de queixo grande.

Mentoplastia de Aumento

Como o nome já sugere, trata-se do caso inverso ao da Mentoplastia Redutora, resumindo em termos amigáveis, quando o paciente possui “falta de queixo” ou “queixo para dentro”, aqui o procedimento visa harmonizar a face por meio da projeção do queixo, dando mais volume na região do mento. Um dos principais objetivos da cirurgia é reduzir o efeito de papada por meio da volumização da área, também suavizando as regiões de flacidez.

O que é feito na cirurgia de mentoplastia

A maneira como o procedimento será feito depende muito da situação de cada paciente e das diferenças para a Mentoplastia Redutora e Mentoplastia de Aumento.
Na mentoplastia de aumento, em alguns casos pode ser utilizado implante de silicone ou substitutos osseos, e mais recentemente os preenchedores de ácido hialurônico, .
Já na mentoplastia redutora são feitos ajustes na estrutura óssea, muitas vezes com auxilio de parafusos de titânio para definir o posicionamento do osso, proporcionando um resultado definitivo.

Associação da Mentoplastia à outros procedimentos

Como a cirurgia é feita para harmonização facial, é bem comum o procedimento de Mentoplpastia ser associado à Rinoplastia buscando um resultado mais harmônico, em alguns casos se faz necessária uma lipoaspiração na região do pescoço, para melhor definição do contorno facial na região da mandíbula.

O que você deve saber antes de optar pela Mentoplastia

Na análise facial pode ser indicado algum tratamento ortodôntico, pois como a análise consiste em avaliar a estrutura facial como um todo com foco na região da mandíbula, a posição dos dentes pode ter influência na projeção dos lábios, que consequentemente poderia comprometer o resultado da cirurgia.

Pós operatório da mentoplastia

O tipo de Mentoplastia geralmente influencia o pós operatório, porém todas têm uma recuperação com duração rápida/média, sem necessidade de internação, com alguns cuidados nas semanas após a cirurgia bem semelhante ao pós operatório de outros procedimentos cirúrgicos na região da face.
Nas situações em que temos prótese, deve-se manter a região imobilizada por uma semana em média.

O fator psicológico e a melhora na autoestima

Assim como em outros procedimentos na cirurgia plástica, deve haver uma análise por parte do paciente, a conversa com amigos, familiares assim como a orientação do cirurgião plástico.
Podemos dizer que a mentoplastia entra na lista de procedimentos em que grande parte dos pacientes sentem o desconforto por questões relacionadas às experiências hostis no ambiente social, assim como comentei no post sobre Otoplastia.

Além dos posts já linkados anteriormente, deixo como indicação de leitura um texto em que falo sobre a Dismorfofobia.

Obrigado pela leitura! Espero que tenha aproveitado o conteúdo, deixe seu comentário com sugestões para próximas pautas e fique à vontade para compartilhar o conteúdo com amigos

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica