Envie um Whatsapp
Ligue Agora

Explorando um pouco mais um tema já falado aqui no blog – O Fenômeno do Aumento na Busca por Procedimento Estético Não Cirúrgico neste conteúdo vou abordar algumas opções de procedimentos minimamente invasivos, que servem como alternativa para quem busca o rejuvenescimento e não quer ou não precisa se submeter à procedimentos invasivos.

Melhores Resultados com Rápida Recuperação – Quais são esses procedimentos?

Vou falar aqui de procedimentos para rejuvenescimento facial e corporal, a lista é grande e vou abordar de maneira simplificada alguns dos principais tratamentos minimamente invasivos com bons resultados que podem ser feitos na face e corpo.

Preenchimento Facial

Listado como um dos queridinhos dos procedimentos minimamente invasivos, os preenchimentos têm conquistado quem busca por resultados naturais sem intervenção cirúrgica. O principal objetivo do Preenchimento Facial é trabalhar o rejuvenescimento com a reestruturação facial, restaurando volume, devolvendo a simetria e valorizando os traços naturais, geralmente é utilizado o ácido hialurônico para o preenchimento facial, substância presente em nosso organismo.
Além de ser um procedimento simples, feito geralmente sob anestesia local e sem necessidade de afastamento das atividades cotidianas, existem técnicas avançadas para alcançar bons resultados finais valorizando o contorno facial. Uma das técnicas desenvolvidas para preenchedores com intuito de otimizar a harmonização facial de forma cada vez menos invasiva é o MD Codes que já citei em outro post.
Falo também sobre a diferença entre Preenchimento e Botox que pode causar confusão sobre o principal objetivo de cada procedimento.

Toxina Botulínica

Popularmente conhecida pelo nome de um dos principais fabricantes do produto, o Botox™ é geralmente utilizado para tratar rugas de expressão da face, marcadas pela constante movimentação em determinadas regiões da pele ao longo dos anos.
A aplicação da toxina botulínica pode ser combinada à outros procedimentos também não invasivos, a necessidade da combinação será conversada com o paciente no plano de rejuvenescimento, justificando a aplicação da Toxina Botulínica assim como a combinação.

Laser

Os procedimentos à Laser estão cada vez mais populares, por se tratar de um procedimento simples e minimamente invasivo pode haver confusão entre tipos de lasers e a finalidade de cada tipo.
Desde um procedimento simples de rejuvenescimento da pele até tratamentos de cicatriz de acne podem ser feitos com laser, porém o tipo de laser, se é ou não ablativo e uma série de outras questões devem ser consideradas para que o procedimento seja feito de maneira segura.

O preparo do profissional que fará o procedimento é fundamental para o sucesso no resultado final, pois alguns lasers quando operados de forma incorreta podem causar queimaduras na pele. Pesquisar sobre o tipo de laser antes de realizar a sessão, verificar se o profissional possui o preparo para operar aquele tipo de laser, e principalmente consultar um especialista para constatar a real necessidade na realização do procedimento são cuidados essenciais para garantir a tranquilidade no procedimento.

Dermoabrasão

O procedimento que remove as camadas superiores da pele geralmente é feito no tratamento de manchas, comum também no rejuvenescimento, a dermoabrasão pode tratar rugas finas e utiliza o próprio processo de renovação da pele em seu favor.
No pós procedimento da Dermoabrasão a pele pode apresentar vermelhidão e a recuperação total se dará em alguns dias.

Radiofrequência

Comum nos procedimentos estéticos, a Radiofrequência atua em diversas formas no rejuvenescimento, pela emissão de ondas de calor em níveis mais profundos da pele, induzindo a produção de fibras, colágeno e elastina, além de eliminar a gordura em alguns protocolos de aplicação.

As tecnologias modernas de Radiofrequência estão aprimorando os equipamentos e fazendo com que a técnica seja cada vez mais segura, com equipamentos que combinam o resfriamento para proteger as camadas mais superficiais da pele com altos níveis de calor ao eliminar a gordura e trabalhar a produção de colágeno de maneira mais precisa.

Criolipólise

A criolipólise é um método de tratamento de gordura localizada através do resfriamento controlado. Com o uso de aparelhos, é possível fazer o tratamento em áreas específicas como abdômen, flancos, braços e até a papada.
Cada sessão dura certa de 50-60 minutos, é um procedimento ambulatorial e pode haver a formação de equimoses.

Existem algumas indicações específicas como a quantidade de tecido adiposo e contraindicações como o uso de alguns medicamentos ou cirurgias recentes. Pode ser uma alternativa aos tratamentos cirúrgicos como a lipoaspiração em casos bem indicados.

Agradeço pela leitura, espero que tenha aproveitado as informações do post, comente com sugestões de temas e compartilhe o post com quem quer se informar melhor sobre procedimentos minimamente invasivos 🙂

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica