A mentoplastia na harmonização facial é uma cirurgia plástica que pode ser indicada para corrigir esteticamente o posicionamento do queixo, proporcionando melhora do perfil do paciente, harmonizando o queixo em relação às outras características faciais.

A cirurgia é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado proeminente (macrogenia), deficiente (microgenia) ou assimétrico.

A mentoplastia deve ser feita analisando o rosto como um todo, para que o resultado final seja mais harmônico com o conjunto. Primeiro deve-se observar como é a forma da mandíbula.

Quais são as Possibilidades da Mentoplastia na Harmonização Facial?

Dependendo do tipo de alteração, a cirurgia pode ser dividida em:

Mentoplastia de aumento – é utilizada nos casos em que o maxilar fica muito à frente da mandíbula.

Mentoplastia de redução – é utilizada para corrigir casos em que a mandíbula é muito projetada para frente.

A mentoplastia de aumento é muito mais comum que a de redução, até porque o procedimento que envolve a segunda é muito mais complexo. Pode ocorrer o avanço ou retração da mandíbula ou avanço ósseo apenas do osso do queixo.

Pós-Operatório da Mentoplastia

A recuperação da mentoplastia pode durar entre 6 a 12 meses, mas, em alguns casos, a pessoa volta para casa entre 1 a 2 dias após a cirurgia com remédios analgésicos, receitados pelo médico, para aliviar as dores.

Além disso, é importante ter alguns cuidados como:

  • ficar de repouso nas primeiras 2 semanas;
  • aplicar compressas frias ou quentes (a depender de indicação médica) no rosto durante 10 minutos várias vezes por dia, até que o inchaço diminua;
  • investir em uma alimentação líquida ou pastosa nos primeiros 3 meses ou de acordo com a indicação do médico;
  • evitar exposição solar;
  • fazer sessões de fisioterapia para melhorar a mastigação, diminuir a dor e o inchaço e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos;
  • fazer drenagem linfática – com um profissional. no rosto para diminuir o inchaço.

Benefícios da Mentoplastia na Harmonização

Os benefícios da mentoplastia vão muito além da estética, pois esta é uma cirurgia que pode intervir nas funções respiratórias, mastigatórias e relações dentárias do paciente.

A mentoplastia, é uma destas intervenções capazes de modificar completamente o rosto do paciente e embora seja uma cirurgia estética, em algumas situações, promove também a melhora funcional na vedação labial, o que geralmente auxilia pacientes que respiram pela boca a respirarem melhor pelo nariz, além de auxiliar na fala e melhorar a mastigação.

Preze pelo bom resultado: procure por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.