Envie um Whatsapp
Ligue Agora

Ter uma barriga lisinha e chapada está na lista de desejos de muita gente. Mas alguns fatores como gravidez, variações de peso ou envelhecimento podem alterar o abdômen. Em muitos desses casos há uma flacidez que não pode ser corrigida apenas com exercícios físicos ou uma dieta equilibrada.

Quando a Abdominoplastia é Recomendada?

Quando a pele da região abdominal perde sua elasticidade, a cirurgia plástica de abdominoplastia pode ajudar a restaurar a região. O procedimento resultará em um contorno abdominal mais suave e tonificado, mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso.

Durante o Procedimento

A abdominoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar e tem duração média de três horas. O procedimento requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo, ficando escondida pelas roupas íntimas. A forma e o comprimento da incisão são determinados segundo o grau de correção necessário.

Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, geralmente é necessária quando se traciona a pele para baixo, para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.

Pós Operatório da Abdominoplastia

O pós-operatório costuma ser tranquilo, sem muitas dores. Nos primeiros meses após a cirurgia é comum o abdômen apresentar períodos de inchaço. Idealmente você deve separar de 20 a 30 dias para sua completa recuperação. Os pontos são retirados com cerca de 15 dias. É necessário pelo menos 4 meses para ver o resultado definitivo, que te deixará mais confiante com seu novo perfil. A cicatriz resultante da cirurgia encontra-se junto aos pelos pubianos e, embora varie de tamanho, é discreta pois pode ser coberta em um ida à praia, por exemplo, pelo biquíni ou sunga. O aspecto da cicatriz, como em qualquer processo de cicatrização, depende de diversos fatores e é acompanhado para obtermos o melhor resultado possível.

Como saber se posso fazer a Abdominplastia?

É importante ressaltar que o primeiro passo para a abdominoplastia, ou qualquer outro procedimento cirúrgico, é a consulta com o cirurgião. Ele pode explicar todos os detalhes da cirurgia, avaliar seu caso e solicitar os exames pré operatórios – caso você realmente opte pela cirurgia. É importante também ter em mente que muitos pacientes não tem apenas flacidez abdominal, mas também gordura localizada.

A cirurgia plástica não irá remover o excesso de gordura localizada, apenas a flacidez. Isso porque a espessura da gordura continuará na constituição do novo abdome. Procedimentos para reduzir a gordura corporal, como lipoaspiração, podem ser realizados junto, antes ou depois da abdominoplastia. O corpo tonificado pode restaurar seu perfil e trazer a confiança necessária para ter uma vida mais tranquila e bem-disposta.

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica