Envie um Whatsapp
Ligue Agora
[ nariz ]

Quando a rinoplastia é indicada?

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz está indicada para a melhora da aparência e das proporções do nariz ou correção de laterorrinias (nariz torto), contribuindo para o estabelecimento de melhora na harmonia facial. Pode também corrigir alterações funcionais de dificuldade respiratória (desvio do septo nasal).

Tradicionalmente as rinoplastias eram cirurgias mais agressivas, ablativas e nas quais a anatomia das cartilagens eram modificadas com grandes ressecções.

Hoje em dia, o conceito de rinoplastia conservadora está muito mais presente nas discussões técnicas sobre as rinoplastias. Técnicas menos agressivas, menor ressecção das cartilagens, resultados mais naturais, sem comprometimento da anatomia nasal são conceitos mais modernos das rinoplastias .

Rinoplastia Conservadora

A Rinoplastia Conservadora visa preservar a arquitetura das cartilagens, mantendo a função das válvulas nasais. Além de manter a segurança do paciente e prevenir futuras complicações, essa técnica gera um resultado muito mais natural quando comparada à Rinoplastia tradicional.

Todas as alterações são aplicadas em lugares estratégicos, como em regiões anatômicas não visíveis e longe das válvulas nasais. Essa técnica possui a vantagem de assegurar resultados naturais a longo prazo.

Pós da Rinoplastia

Após o procedimento, é incluso o uso de imobilização para melhor acomodação da nova estrutura. Além disso, serão colocados tampões de gaze em cada lado do nariz e só poderão ser removidos após 12 à 24 horas, seguindo recomendação médica.

O pós operatório pode trazer certo desconforto que varia segundo o nível de sensibilidade de cada paciente e nesses casos, serão prescritos medicamentos para controle.

O procedimento pode gerar congestão nasal durante algumas semanas. Isso ocorre por conta do inchaço do nariz que acaba por obstruir as vias aéreas. Ao decorrer dos dias, essa obstrução vai amenizando. Nos primeiros dias, pode ser que o paciente necessite respirar pela boca.

O paciente poderá retornar às atividades normais após 7 dias. É válido ressaltar que esse tempo pode variar de paciente para paciente.

Alternativas à Rinoplastia

Com o objetivo de refinar traços superficiais da região do nariz, a Rinomodelação é realizada por meio de técnicas de preenchimento nasal que atenuam, temporariamente, os incômodos estéticos da região. O preenchimento pode ser realizado com Ácido Hialurônico ou Hidroxiapatita de Cálcio, substâncias absorvíveis e seguras.

Assim como em outras técnicas de Preenchimento, é realizada uma avaliação geral da anatomia facial do paciente para verificação dos pontos do nariz que necessitam da abordagem. A partir disso, as regiões indicadas são preenchidas de forma a melhorar o contorno do nariz.