Envie um Whatsapp
Ligue Agora
blog-cirurgia-plastica

Conhecida internacionalmente como Tummy Tuck, a Abdominoplastia é recomendada se você não consegue os resultados que deseja apenas por meio de atividade física, a cirurgia consiste em remover a gordura localizada e eliminar a flacidez, eliminando a “barreira” entre a pele e a musculatura abdominal.

É sempre importante ressaltar que a Abdominoplastia é um procedimento diferente da lipoaspiração, que também é comum na região abdominal porém com finalidade mais específica.

O que considerar antes de optar pela Abdominoplastia?

Homens e mulheres saudáveis podem considerar o procedimento, que é buscado normalmente por:

  • Mulheres que passaram por gravidez e encontram na abdominoplastia uma maneira de remover a flacidez e devolver o contorno natural da região abdominal;
  • Homens e mulheres que passaram por tratamento de obesidade e desejam remover o excesso de pele e depósitos de gordura na região abdominal. A abdominoplastia pode não ser uma boa se você deseja engravidar a médio/curto prazo. Como o procedimento promove uma junção dos músculos verticais, uma futura gravidez pode separar esses músculos, perdendo assim o efeito da cirurgia.

Discutir com o cirurgião sobre as cicatrizes da cirurgia também é importante para que o procedimento atenda suas expectativas.
Para fumantes é primordial deixar de fumar pelo menos duas semanas antes da cirurgia, o tabagismo aumenta as chances de complicações e retarda a recuperação, então esteja preparado para deixar o cigarro por um tempo.
Converse com o cirurgião sobre como é feito o procedimento, a estrutura necessária para o pós operatório, cuidados com a alimentação para acelerar a recuperação e tente sanar todas as dúvidas sobre o período pré e pós operatório. Nenhuma pergunta é boba, questione tudo que surgir de dúvida sobre o tema.

Como é feita a Abdominoplastia e os cuidados pós operatório.

Por ser um procedimento muito individualizado, a duração da cirurgia vai variar de caso para caso. O procedimento ocorre sob sedação. É feito um corte entre a região pubiana e o umbigo, por onde os músculos abdominais são reparados e o excesso de tecido e gordura removidos, após isso a incisão é fechada encerrando o procedimento.

Após a abdominoplastia pode haver inchaço e dores locais. Medicamentos para dores serão prescritos mediante necessidade, o acompanhamento pós-operatório é primordial para obter um bom resultado final.

Considerações gerais Sobre a Abdominoplastia

Lembre-se sempre de pesquisar sobre o cirurgião e se certificar que é especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Seja transparente na conversa com o cirurgião. Falar abertamente sobre suas expectativas, alergias, experiências com cirurgias anteriores, hábitos alimentares e doenças na família é de extrema importância para avaliar possíveis riscos e explorar opções de procedimentos mais adequadas para o que busca.
Espero que tenha gostado do conteúdo, você pode esclarecer mais dúvidas sobre abdominoplastia e outros procedimentos aqui pelo site ou pelas redes sociais (:

Fábio Saito

Cirurgião Plástico com formação pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sócio Diretor da Essere Clínica Médica, apreciador de um bom café e de bons momentos da vida. No Insta você pode mandar DM no @fabiosaitocirurgiaplastica