Como a Toxina Botulínica se transformou no procedimento estético mais realizado no mundo?
Antes dos anos 90, quando os benefícios da Toxina Botulínica foram de fato descobertos, o rejuvenescimento facial estava ligado a cirurgias mais extensas e procedimentos invasivos.
Os estudos relacionados à substância existiam desde 1800, quando eram analisadas apenas as possibilidades terapêuticas. Duzentos anos depois, por acaso, perceberam que a Toxina Botulínica poderia melhorar também o aspecto das rugas faciais.
A descoberta ocorreu em 1987, quando uma paciente da médica oftalmologista Dra. Jean Carruthers solicitou mais aplicações da Toxina Botulínica. Questionada, pois o tratamento para Blefaroespasmo estava sendo efetivo com as doses aplicadas anteriormente, a paciente respondeu que percebeu que, após a aplicação da Toxina Botulínica, suas rugas sumiam e ela ficava mais bonita!
Posteriormente, a médica realizou alguns testes e percebeu que os efeitos colaterais eram reais e podiam ser vistos de forma positiva. Essa observação certamente revolucionou o mercado dos injetáveis e a toxina botulínica segue avançando, sempre priorizando a saúde, beleza e segurança dos pacientes!
Hoje a Toxina Botulínica tem diversas aplicações clínicas, melhora das rugas, qualidade da pele, cicatrizes, enxaqueca, bruxismo, hiperidrose, e até depressão!
Quais são os principais cuidados após a Toxina Botulínica?
Os procedimentos injetáveis permitem o retorno imediato para as atividades de rotina. Porém, alguns cuidados simples devem ser tomados para que os resultados não sejam comprometidos, sendo eles:
? Evite massagear a região de aplicação por pelo menos 24 horas. Massagens desnecessárias após o procedimento podem comprometer os resultados.
? Nada de deitar pelas próximas 4 horas!
? Produtos e maquiagens devem ser evitados por pelo menos 24 horas após a aplicação.
? Exercícios físicos só no dia seguinte.
O Procedimento Vai Tirar minha Expressão?
Se for realizado de forma correta, de forma a rejuvenescer o rosto sem subtrair os traços naturais, não.
Há alguns anos, muito se falava sobre os resultados do procedimento serem exuberantes, de forma a remover toda a delicadeza e expressão da face do paciente. Isso é apenas um mito. A substância concentra-se em reduzir rugas dinâmicas e pode agir de forma preventiva.
Por isso sempre ressaltamos a importância de buscar por um médico responsável, registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em injetáveis, que tenha bons resultados no procedimento pelo qual você quer passar.