Qual o Papel da Mentoplastia na Harmonização Facial?

Qual o Papel da Mentoplastia na Harmonização Facial?

A mentoplastia na harmonização facial é uma cirurgia plástica que pode ser indicada para corrigir esteticamente o posicionamento do queixo, proporcionando melhora do perfil do paciente, harmonizando o queixo em relação às outras características faciais.

A cirurgia é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado proeminente (macrogenia), deficiente (microgenia) ou assimétrico.

A mentoplastia deve ser feita analisando o rosto como um todo, para que o resultado final seja mais harmônico com o conjunto. Primeiro deve-se observar como é a forma da mandíbula.

Quais são as Possibilidades da Mentoplastia na Harmonização Facial?

Dependendo do tipo de alteração, a cirurgia pode ser dividida em:

Mentoplastia de aumento – é utilizada nos casos em que o maxilar fica muito à frente da mandíbula.

Mentoplastia de redução – é utilizada para corrigir casos em que a mandíbula é muito projetada para frente.

A mentoplastia de aumento é muito mais comum que a de redução, até porque o procedimento que envolve a segunda é muito mais complexo. Pode ocorrer o avanço ou retração da mandíbula ou avanço ósseo apenas do osso do queixo.

Pós-Operatório da Mentoplastia

A recuperação da mentoplastia pode durar entre 6 a 12 meses, mas, em alguns casos, a pessoa volta para casa entre 1 a 2 dias após a cirurgia com remédios analgésicos, receitados pelo médico, para aliviar as dores.

Além disso, é importante ter alguns cuidados como:

  • ficar de repouso nas primeiras 2 semanas;
  • aplicar compressas frias ou quentes (a depender de indicação médica) no rosto durante 10 minutos várias vezes por dia, até que o inchaço diminua;
  • investir em uma alimentação líquida ou pastosa nos primeiros 3 meses ou de acordo com a indicação do médico;
  • evitar exposição solar;
  • fazer sessões de fisioterapia para melhorar a mastigação, diminuir a dor e o inchaço e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos;
  • fazer drenagem linfática – com um profissional. no rosto para diminuir o inchaço.

Benefícios da Mentoplastia na Harmonização

Os benefícios da mentoplastia vão muito além da estética, pois esta é uma cirurgia que pode intervir nas funções respiratórias, mastigatórias e relações dentárias do paciente.

A mentoplastia, é uma destas intervenções capazes de modificar completamente o rosto do paciente e embora seja uma cirurgia estética, em algumas situações, promove também a melhora funcional na vedação labial, o que geralmente auxilia pacientes que respiram pela boca a respirarem melhor pelo nariz, além de auxiliar na fala e melhorar a mastigação.

Preze pelo bom resultado: procure por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

MD Codes Expression – Compreensão da Beleza em Movimento

MD Codes Expression – Compreensão da Beleza em Movimento

A medicina estética está constantemente avançando e investindo em inovações. A técnica MD Codes conquistou seu espaço e vem passando por diferentes etapas: Visionary, Distinction e, agora, MD Codes Expression. 

Apresentado no recente congresso para mais de 600 profissionais e criado pelo cirurgião plástico brasileiro, Maurício de Maio, a inovação teve seu início oficial na quarta edição do MD Codes™ Tour no Brasil.

O que é o MD Codes?

A técnica MD Codes consiste no Preenchimento Facial mais pontual, observando o que o que o paciente deseja transmitir por meio de sua aparência. São abordados 8 atributos emocionais. 

Você pode ler mais sobre o MD Codes Visionary e Distinction

Entendendo o MD Codes Expression

O mapeamento emocional e facial é prioridade neste tipo de técnica e, agora com o Dyna Codes, o ponto abordado se baseia nas expressões faciais. 

Conhecida como Miomodulação Facial, a técnica modula a força muscular e permite que a mímica do rosto seja mais agradável. A inovação não se prende em resultados estáticos, mas dinâmicos. É importante levar em consideração como o resultado de um procedimento se comporta enquanto o rosto do paciente se movimenta.

Ácido Hialurônico e Suas Vantagens

A técnica MD Codes é aplicada com o Ácido Hialurônico, uma substância importante que está presente no nosso organismo. O Ácido Hialurônico permite  hidratação da pele e diminui em grande escala as chances de complicações, deixando o paciente seguro.

Com o tempo, essa substância diminui, por isso é válido optar pelo preenchimento MD Codes para restaurar a aparência jovial da face. 

Quem está Apto a Realizar a Técnica MD Codes?

É importante encontrar alguém de confiança para cuidar do seu rosto, que é seu cartão de visita. Pesquise um cirurgião plástico registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o questione sobre o histórico nesse procedimento. Esteja confortável para tirar todas as suas dúvidas. 

MD Dynah Codes™ – Um Novo Conceito de Rejuvenescimento Facial

MD Dynah Codes™ – Um Novo Conceito de Rejuvenescimento Facial

Chegou o MD DYNA Codes™, apresentado para mais de 600 profissionais, na quarta edição do MD Codes™ Tour no Brasil.

Neste ano, o sistema de codificação da face, criado pelo cirurgião plástico brasileiro, Mauricio de Maio, chega com foco em otimizar as expressões faciais.

Em cada uma das edições anteriores, foram apresentadas novas técnicas, a fim de aprimorar ainda mais o tratamento realizado.

Desta vez será apresentado o primeiro MD DYNA Codes™, que tem como foco a miomodulação facial, ou seja, ele modula a força muscular e torna a mimica do rosto mais agradável.

“A grande chave dessa mudança é pensar na maneira que podemos otimizar as expressões faciais, melhorar a imagem e o que transmitimos pelas nossas mimicas da face”, afirma o cirurgião plástico e diretor de educação médica da Allergan, Fábio Saito.

O MD DYNA Codes™ trabalha em cima da mimica facial, ajudando a entender as expressões. Muitas vezes, após passar por um procedimento de harmonização facial, ao realizar alguma expressão, o rosto não acompanha, pois, a maneira de colocação dos preenchedores acaba influenciando, e essa nova técnica chegou para mudar isso.

A técnica do MD Codes™, apresentada em 2016, está cada vez mais popular entre pacientes e especialistas e, hoje, entra como uma das mais abraçadas quando o assunto é evolução da estética médica. Segundo o Dr. Fábio Saito, aproximadamente, 15.500 médicos já foram treinados só no ano de 2018 ao redor do mundo.
O motivo de toda essa busca: o resultado natural que é possível obter por meio do procedimento.

Preenchimento Labial – Refinamento do Contorno dos Lábios

Preenchimento Labial – Refinamento do Contorno dos Lábios

O Preenchimento Labial pode proporcionar um belo efeito para os lábios e destacá-los, auxiliando na harmonização facial! .

Geralmente aplicado com ácido hialurônico, o aumento do volume labial deve ser realizado de forma a manter a naturalidade dos lábios, priorizando o refinamento dos traços. .

Como é feita a Aplicação do Preenchimento Labial?

A substância (Ácido Hialurônico) é introduzida na região labial por meio de cânula ou agulha, refinando o contorno e aumentando o volume, conforme necessidade identificada em avaliação prévia.

Após a aplicação da anestesia, a substância é aplicada no contorno dos lábios e em outras áreas que o médico considerar necessário. O procedimento é realizado em clínica ou consultório médico. 

Indicação e Durabilidade do Preenchimento Labial

Uma das vantagens de um procedimento minimamente invasivo é a durabilidade. No caso do aumento do volume labial, o efeito pode durar de 6 a 12 meses, variando de paciente para paciente. 

O Preenchimento dos Lábios pode ser indicado quando: é identificada assimetria labial; quando o contorno labial foi perdido, rugas periorais e quando o paciente simplesmente deseja aumentar o volume labial, desde que dentro das possibilidades.

Em alguns casos, pode ser indicada a associação de procedimentos como Preenchimento Labial e Toxina Botulínica, a fim de tratar o rejuvenescimento ao todo e proporcionar um belo equilíbrio facial. 

Pós-Preenchimento Labial

Embora seja um procedimento minimamente invasivo, alguns cuidados devem ser tomados após a injeção da substância.

É necessário evitar toques ou massagear os lábios, além de evitar o uso de maquiagens.

A realização de exercícios físicos deve ser evitada por até 24hrs, além da exposição solar. Preze pelo bom resultado do procedimento!

É normal que os lábios apresentem inchaço no primeiro dia, desaparecendo gradativamente. Caso note algo fora do normal, contate o cirurgião responsável. 

Mantendo a Naturalidade dos Traços

É importante buscar por um médico que tenha experiência na aplicação do Ácido Hialurônico e que preze pelo resultado natural. O Preenchimento Labial deve ser considerado um procedimento de refinamento dos traços, assim como outros tratamentos minimamente invasivos.

Pesquise um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica! 😉 

Rejuvenescimento do Olhar com a Blefaroplastia

Rejuvenescimento do Olhar com a Blefaroplastia

O rejuvenescimento do olhar também importa.

O olhar cansado e desanimado pode desvalorizar todo o contorno facial. O acúmulo de pele e gordura na região das pálpebras é causado pelo envelhecimento, e a Blefaroplastia pode ser uma opção viável para cuidar dessa questão.

Com o intuito de reduzir a quantidade de pele e gordura das pálpebras inferiores e superiores, a Blefaroplastia rejuvenesce toda a região dos olhos, valorizando totalmente o olhar.

Como Funciona o Rejuvenescimento do Olhar com a Blefaroplastia?

Um procedimento que constitui-se de técnicas simples, a Blefaroplastia consiste na remoção do excesso de gordura acumulada, que se apresenta como inchaço na região das pálpebras superior, na redução da flacidez que resulta em dobrinhas incômodas que afetam o contorno natural da pálpebra superior.

Pode reduzir, também, excesso de pele e rugas finas da pálpebra inferior, corrigir bolsa sob os olhos e queda das pálpebras inferiores.

A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores. O procedimento rejuvenesce quase que por completo a região dos olhos.

Durante a Blefaroplastia

Sob sedação intravenosa ou anestesia geral, serão realizadas linhas de incisão estrategicamente localizadas para que as cicatrizes fiquem bem escondidas.

A correção da queda da pálpebra superior pode ser realizada através de uma incisão localizada na prega da pálpebra superior, o que permite o reposicionamento dos depósitos de gordura, contração dos músculos e dos tecidos e, quando necessário, a remoção dos excessos de pele.

Já a correção da pálpebra superior pode ser realizada com uma incisão localizada na abaixo da linha inferior dos cílios. Essa incisão permite a remoção do excesso de pele das pálpebras inferiores.

Para a correção das imperfeições das pálpebras inferiores e redistribuição do excesso de gordura, pode ser realizada uma incisão transconjuntival que é ocultada dentro da pálpebra inferior.

Pós-Operatório do Rejuvenescimento do Olhar com a Blefaroplastia

O pós-operatório da Blefaroplastia é confortável e necessita de cuidados pontuais e simples.

Após a finalização do procedimento, poderá ser aplicada uma pomada lubrificante. Compressas frias podem ser indicadas.

Inicialmente, podem ser apresentados inchaço, secura nos olhos e hematomas. Pode ocorrer certo desconforto, que será controlado com medicamentos prescritos. Outros tipos de cuidados poderão ser passados no acompanhamento com o cirurgião.

O Rejuvenescimento do Olhar na Harmonização Facial

O Rejuvenescimento do olhar faz toda a diferença. Quando bem feita, uma Blefaroplastia pode mudar a transmissão de emoções através da aparência de uma pessoa, por isso, pesquise um cirurgião indicado e registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Aplicação do Botox – Versatilidade e Eficácia

Aplicação do Botox – Versatilidade e Eficácia

O Botox – Toxina Botulínica é uma das substâncias consagradas e queridas do campo estético, e com uma base muito bem consolidada por ser eficaz em seus resultados.

Uma boa alternativa para rejuvenescimento facial sem cortes, o Botox também é versátil e pode ser aplicado para diferentes casos de melhora funcional. É sempre válido conhecer todos os atributos de um procedimento estético para que as dúvidas sejam cada vez mais segmentadas e o paciente conheça, de fato, as informações base sobre o tratamento que deseja realizar.

Como a Toxina Botulínica Atua no Rejuvenescimento?

A atuação do Botox é bem objetiva.

Após sua aplicação (em uma pequena quantidade) no músculo facial em foco, o mesmo é bloqueado, proporcionando o relaxamento da região. Assim, o Botox causa a paralisação temporária da produção de novos sinais do envelhecimento.

O Botox Atenua Quais Tipos de Sinais?

Rugas dinâmicas e/ou estáticas: as rugas dinâmicas (que aparecem somente após movimentação facial) e as estáticas (rugas que aparecem independentemente de movimentos) podem ser atenuadas com a aplicação da substância.

Além disso, a substância pode ser combinada a outros procedimentos para otimização de resultados, como ao Preenchimento Facial.

Como o Botox Atua na Melhora Funcional?

A Toxina Botulínica pode melhorar, por exemplo, casos de Hiperidrose e Enxaqueca.

Como exemplo, vamos mencionar a Hiperidrose.

Tratamento da Hiperidrose com a Toxina Botulínica

A Hiperidrose é o suor em excesso e pode ser desencadeada por diversos fatores, desde hormonais até fatores emocionais. Existem alguns métodos que melhoram a condição, dentre eles, a aplicação da Toxina Botulínica.

A aplicação do Botox é feita na região onde há maior concentração de suor, como axilas e palmas das mãos)  e age bloqueando o nervo próximo às glândulas que produzem os sintomas da Hiperidrose. Ainda que temporário, seu efeito recupera a qualidade de vida e autoestima do paciente.

Lembre-se de consultar um cirurgião plástico com experiência em Botox e registrado na SBCP!

Tratamento para a Papada – Conheça a Criolipólise

Tratamento para a Papada – Conheça a Criolipólise

Você conhece as opções de tratamento para a Papada?

A papada pode causar certo incômodo, alterando o contorno facial e podendo deixar o rosto em um formato não desejado pelo paciente. Uma opção viável para tratamento do famoso queixo-duplo é a Criolipólise.

A Criolipólise é conhecida por ser eficaz na redução de gordura localizada através do resfriamento das células de gordura, que são reduzidas pelo sistema linfático. Antes a Criolipólise englobava apenas as regiões do corpo, mas agora pode ser aplicada no queixo.

O Que é a Criolipólise no Tratamento para a Papada?

A Criolipólise é um tratamento que consiste no congelamento das células de gordura, que serão eliminadas pelo sistema linfático.

A diferença da Criolipólise exclusiva para tratamento para a papada é uma nova ponteira idealizada somente para a região. A ponteira permite a redução de 22 a 25% da gordura, e em alguns casos apenas uma sessão é suficiente.

Como Funciona a  Criolipólise no Tratamento para a Papada?

A primeira etapa consiste na aplicação do gel por meio de um pano umedecido com uma substância protetora é posicionada na região. Em seguida, o aparelho é colocado na região e a sucção e resfriamento são iniciados, ficando no tempo indicado pelo médico.

A segunda etapa é o congelamento das células de gordura. A gordura se cristaliza e as células adiposas são destruídas. Sua eliminação é feita por meio do sistema linfático.

A terceira e última etapa é a massagem. Essa massagem é realizada para unificar a região em tratamento.

Indicações do Pós-Tratamento para a Papada

É necessário cuidar da alimentação para que os efeitos do tratamento sejam mantidos, além da ingestão adequada da quantidade de água diariamente. A prática de exercícios físicos também pode ser relevante.

Os efeitos aparecem de maneira gradativa, e o resultado final pode levar em torno de 90 dias para aparecer de fato. O procedimento permite a formação de novas fibras de colágeno produzidas pelo organismo do próprio paciente, potencializando o rejuvenescimento da pele da região.

Alguns hematomas podem surgir, mas são raros, pois o resfriamento pode anestesiar o local de aplicação.

Mantendo a Harmonização Facial

A harmonização facial pode ser alcançada através de tratamentos para a papada, mas além disso, alguns outros tratamentos como a Harmonização do Queixo e a Mentoplastia Redutora também podem fazer diferença e serem bons complementos para a Criolipólise, ainda que realizados um tempo depois e separadamente.

Lembre-se de sempre pesquisar um profissional registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!